Como saber se a embreagem está ruim

Como saber se a embreagem está ruim? Conheça 7 sinais

Você sabe como descobrir se a embreagem do carro está ruim? Esse sistema é fundamental para todos os veículos, já que ele é responsável por acoplar ou desacoplar o motor do câmbio.

Quando algum dos componentes desse mecanismo tão importante apresenta problemas, o carro costuma enviar alguns sinais que indicam necessidade de manutenção. Assim, os motoristas devem prestar atenção a esses indicativos para evitar prejuízos ainda maiores.

Se você tem interesse pelo tema e deseja conhecer 7 sinais que indicam que a embreagem está ruim, continue a leitura deste post e confira os detalhes. Não perca!

1. Pedal sem folga

Um carro que está com a embreagem em boas condições deve começar a se movimentar com o pedal da embreagem a partir da metade do curso. Por isso, se isso ocorre com o veículo apenas quando o motorista praticamente libera o pedal, é um indicativo de desgaste no sistema.

2. Pedal barulhento

Se você escuta um chiado, estalo ou barulho estridente oriundo da alavanca do câmbio, que desaparece ao pisar na embreagem, é preciso ficar atento, já que esse tipo de barulho está longe da normalidade.

Como o sistema é acionado por meio do pedal esquerdo, é comum que os problemas tenham início nele. O pedal da embreagem, em geral, não faz barulhos, logo, é necessário que a situação da embreagem seja conferida se houver ruídos.

Em geral, o problema pode ser falta de lubrificação no rolamento e, como se trata de um componente completamente vedado, é necessário trocá-lo. Contudo, a causa do barulho também pode ser o desgaste do kit da embreagem como um todo.

Assim, o mais indicado é levar o veículo para que um mecânico o analise quanto antes para que o problema não afete a caixa de câmbio.

3. Marcha arranhando

Marcha arranhando até podia ser algo normal nos carros antigos. Mas, hoje, um câmbio que arranha nas trocas de marchas até mesmo quando o motorista está com o pé fundo no pedal de embreagem é um indicativo de que algo está errado.

Entretanto, se o motorista não acionar o pedal de embreagem até o final ao fazer a troca de marchas, é normal que ela tenha dificuldades para se encaixar e faça um barulho como se estivesse arranhando. Mas se o ruído persistir mesmo pisando fundo, é sinal de que o sistema não está bom.

A causa mais usual para esse tipo de situação é o desgaste do anel sincronizador — peça responsável pelo tempo e acoplamentos corretos da engrenagem. No entanto, também é possível que defeitos no garfo que movimenta a engrenagem ou falta de fluido no sistema de transmissão gerem esse problema.

4. Câmbio fantasma

O câmbio fantasma ocorre quando a alavanca do câmbio volta sozinha para o ponto morto. Nesse caso, não há algo sobrenatural acontecendo, e sim um problema com o sistema de embreagem.

O trambulador costuma ser o problema que gera essa situação, já que essa peça funciona como uma ligação da alavanca com a caixa, que reproduz os movimentos da manopla. Assim, quando ela está desgastada, pode gerar esse problema.

5. Perda de potência

Nos casos em que o seu carro perde potência sem explicação, principalmente em rodovias e estradas ao estar em alta velocidade, esse pode ser um indicativo de que algo em seu sistema de embreagem apresenta problemas.

Quando a embreagem está ruim, o veículo fica mais fraco — o que pode ser consequência dos danos no disco do sistema que, consequentemente, desregula o volante do motor.

6. Embreagem patinando

Embreagem patinar é um termo que costuma ser usado quando a rotação do motor sobe ao acelerar o veículo, mas o carro continua parado ou na mesma velocidade.

Mesmo quando a marcha está engatada, a embreagem patinando traz a sensação de que o carro se encontra em ponto neutro ou que a embreagem está pouco acionada, não permitindo que o sistema se acople.

Isso ocorre quando o motorista troca de marcha, solta o pedal da esquerda e o carro demora a tracionar, como se a embreagem ainda estivesse acionada. Essa situação também pode ser percebida ao tentar subir uma ladeira quando o carro fica sem força, mesmo quando a rotação do motor está alta.

Isso quer dizer que a embreagem tem desgastes, como excesso de resíduos ou deterioração. Assim, não consegue ser parada pelo platô quando o pedal deixa de ser acionado. Depois dessa situação ocorrer, o disco da embreagem costuma exalar um cheiro de queimado que pode ser sentido tanto dentro quanto fora do veículo.

7. Trepidação do pedal

Mais um sinal comum de que a embreagem está com problemas é quando o motorista engata a primeira, solta a embreagem devagar, acelera e o carro começa a trepidar.

Nos casos em que o pedal começa a vibrar de maneira excessiva, é fundamental realizar uma revisão no sistema de embreagem para que o problema seja detectado.

Qualquer trepidação excessiva nos pedais não é normal e o problema pode ter diferentes origens, como o disco ou o platô desgastados, uma instalação dos discos incorreta, os suportes da transmissão também desgastados. Ainda, o cubo da embreagem pode estar danificado e até mesmo restos de óleo e de graxa podem aumentar o atrito e gerar a trepidação.

Quando esse tipo de problema surgir em seu veículo é fundamental levá-lo até uma oficina mecânica, já que é preciso investigar a causa do problema. Inclusive, as trepidações também podem ser originárias do motor, precisamente nos coxins — peça responsável por filtrar as vibrações geradas pelo processo de combustão — e não necessariamente na embreagem.

Agora que você já sabe quais são os 7 sinais que indicam se a embreagem está ruim, preste atenção aos fatores que mencionamos e leve o seu veículo ao mecânico sempre que ele apresentar algum desses problemas. Além disso, procure sempre manter a revisão do carro em dia. Dessa forma, é possível notar os desgastes nas peças e fazer as devidas substituições quanto antes, evitando problemas maiores.

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