A importância do Bafômetro e os impactos do álcool na direção

A importância do Bafômetro e os impactos do álcool na direção

Nesse post, separamos a importância do bafômetro, já que muitos motoristas se perguntam do porquê este equipamento se tornou indispensável em vias públicas. Sejam nas estradas ou no perímetro urbano. 

Simultaneamente, quais os reais impactos do álcool na direção, tanto na questão física quanto psíquica. Assim, fica mais fácil entender por que existem tantas campanhas de conscientização. 

Vale dizer que o trânsito seguro é uma preocupação mundial e medidas para garantir a segurança nas estradas são indispensáveis. 

Entre essas medidas, o bafômetro desempenha um papel essencial na prevenção de acidentes relacionados ao consumo de álcool. Saiba mais! 

Conheça a importância do bafômetro 

Primeiramente, vamos falar dos motivos que levam o uso desse equipamento, como uma previsão legal. 

Inclusive, ser pego dirigindo sob efeito de álcool e outras drogas cabe multa e prisão, além da suspensão da CNH. Simultaneamente, você pode se negar a fazer o teste, mas ainda sofrerá as medidas cabíveis, podendo apresentar sua defesa. 

1# Prevenção de acidentes

A princípio, o bafômetro é uma ferramenta eficaz na prevenção de acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool. Podemos afirmar isso por meio das pesquisas e números de acidentes/óbitos. 

Na prática, isso acontece por os condutores entenderem o que pode acontecer e evitarem essas punições. 

Ao detectar a presença de álcool no organismo do condutor, o bafômetro permite que as autoridades ajam de maneira proativa. Logo, retira das ruas condutores sob a influência e, assim, reduzindo significativamente o risco de colisões.

2# A Importância do bafômetro na redução da fatalidade

Acidentes de trânsito relacionados ao álcool têm um potencial devastador. Muitas vezes, causando o óbito dos envolvidos e de terceiros. 

Não é incomum vermos notícias de motoristas alcoolizados que bateram em outros, em pedestres, ciclistas e mais. 

O bafômetro desempenha um papel essencial na redução dessas tragédias. Logo, é uma maneira rápida e prática de identificar quais são os condutores que estão embriagados e intervém imediatamente. 

Com isso, evita que esses condutores acabem causando esses problemas no trânsito, acidentes e mortes. 

3# A importância do Bafômetro: Reforço da conscientização

A presença de bafômetros nas operações de fiscalização contribui para a conscientização sobre os perigos de dirigir embriagado. Além disso, é uma maneira de informar aos demais que as vias estão sendo fiscalizadas. 

Dessa forma, a possibilidade de ser submetido ao teste funciona como um incentivo para os condutores repensarem seus comportamentos. Assim, conscientiza sobre a questão cultural que mistura álcool e direção.  

4# Cumprimento das leis de trânsito na importância do bafômetro 

O bafômetro é uma ferramenta fundamental para que as leis sejam cumpridas. Principalmente no quesito consumo de álcool. 

Essa imposição mais rigorosa, com leis severas, faz com que o ambiente (as vias) se tornem mais seguras e que os condutores sejam devidamente responsabilizados. 

Isso contribui para a construção de estradas mais seguras para todos.

5# A importância do Bafômetro: Proteção dos inocentes

Além de proteger o condutor embriagado dele mesmo (e do que poderia fazer), o bafômetro também protege aqueles que compartilham a estrada com ele. 

Neste cenário, a capacidade de identificar rapidamente os motoristas alcoolizados reduz o risco de acidentes para outros usuários vulneráveis, como pedestres e ciclistas.

6# A importância do Bafômetro:Diminuição dos custos sociais e econômicos

Pensando na questão da economia, a importância do bafômetro está ligada a redução dos custos sociais e econômicos. Como as despesas médicas, perda da produtividade, estragos das vias que requerem reforma, seguros, etc. 

Por meio do teste, a sociedade toda é impactada e beneficiada, os gastos públicos se tornam mais bem direcionados e as despesas extras são evitadas. 

Na prática, acidentes podem ocorrer em qualquer lugar, em qualquer instante. Entretanto, é indispensável buscar maneiras de evitá-los. 

7# A importância do Bafômetro: Estímulo à responsabilidade individual

Enfim, o bafômetro não apenas identifica condutores embriagados, mas também estimula a responsabilidade individual. 

A possibilidade de ser testado incentiva os condutores a assumirem a responsabilidade por suas escolhas, reconhecendo que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada.

Qualquer quantidade de álcool é pega no teste e todas as “doses” representam um risco. 

Impactos do álcool na direção 

Por fim, separamos quais os efeitos do álcool na direção, apresentando o motivo referente a importância do bafômetro como algo rotineiro. 

Depressão do Sistema Nervoso Central (SNC)

O álcool atua como um depressor do sistema nervoso central, provocando em relaxamento e uma baixa da atividade cerebral.

Essa baixa faz o sujeito ficar mais lento, sem conseguir reagir ou tomar as medidas de segurança ou direção defensiva. 

Alterações na coordenação motora

O álcool prejudica a coordenação motora e o equilíbrio, tornando as atividades mais difíceis, como a troca de marcha, uso de embreagem, etc. 

Desinibição social

O álcool pode diminuir as inibições, levando a um comportamento problemático. Muitos ficam mais estressados e nervosos, ultrapassam sinais vermelhos, não respeitam as faixas de pedestres, apostam corridas e mais. 

Dificuldades de fala e compreensão

A fala pode ficar arrastada e há uma redução na capacidade de compreensão verbal. Isso significa uma lentidão em agir ou reagir. 

Vasodilatação e sensação de calor

O álcool dilata os vasos sanguíneos, resultando em uma sensação temporária de calor. 

Justamente, é por isso que muitos condutores acabam abrindo todas as janelas e sentindo desconfortos. 

Redução da pressão arterial

O álcool pode diminuir a pressão arterial, o que pode levar à tontura e, em casos extremos, desmaios. 

Não é incomum escutarmos que alguém dormiu ou desmaiou no volante. Provocando acidentes graves mesmo quando dirige devagar. 

Ademais, o consumo de álcool provoca ressaca, irritação gástrica (dores, enjoos e vômitos), desidratação e mais. No longo prazo de consumo, pode causar dependência, danos ao fígado, rins, coração. Bem como distúrbios psicológicos e cognitivos, como prejuízo a memória, atenção, ansiedade, etc. 

Conhecendo a importância do bafômetro e os impactos do álcool na direção, ainda ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo e mude a sua postura em relação ao tema. Faça a sua parte!

Pesquisar
Close this search box.
Categorias

Mais posts

Contato

rECEBA NOSSAS NOVIDADES

Copyright Regularize CNH | CNPJ 26.260.971/0001-64 | Todos os Direitos Reservados