Descobrir como dirigir um carro pela primeira vez não costuma ser uma tarefa fácil, afinal, aquilo que parece ser \”automático\” para quem já dirige há muito tempo, pode ser um grande desafio para os novos motoristas.
São muitos pontos aos quais é necessário prestar atenção e ter cuidado para que seja possível manter a segurança no volante. Por sua vez, é importante não se intimidar com esse momento, já que apenas com a prática é possível se aperfeiçoar e se tornar um bom motorista.
Se você tem interesse pelo assunto e deseja conhecer 5 dicas de como dirigir um carro pela primeira vez, continue a leitura deste post e confira os detalhes. Não perca!
1. Atente-se à posição do banco
Os carros atuais, de maneira geral, contam com diversas possibilidades de ajustes que podem ser feitos no banco. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, eles não servem somente para o conforto do motorista.
O indicado é que o condutor fique com a sua postura ereta na direção, uma vez que é preciso garantir que os movimentos necessários sejam realizados sem dificuldade e sem gerar dores.
Para tanto, procure colocar o banco em um ângulo de 100 a 120 graus, ou seja, nem muito inclinado, nem reto demais. Assim, os músculos não devem se tensionar excessivamente.
As pernas não devem ficar totalmente esticadas quando os pedais são pisados até o fundo, e os braços não podem nunca estar totalmente esticados para que seja possível segurar o volante. Por outro lado, os comandos também não devem ficar próximos demais.
2. Verifique se os retrovisores estão na configuração adequada
Depois de se certificar de que o banco está na posição ideal, o motorista deve colocar o cinto de segurança e checar os retrovisores antes de dar a partida no carro.
Nesse momento, lembre-se de ficar com a postura adequada e ajuste os espelhos. Os retrovisores laterais devem exibir uma boa parte da pista e por volta de 10% da lateral do carro, já o espelho interno deve permitir que você veja por toda a janela traseira do veículo.
Saber como ajustar os retrovisores é fundamental para quem deseja saber como dirigir um carro pela primeira vez, uma vez que são itens imprescindíveis no momento de mudar de pista ou realizar uma conversão.
3. Conheça bem o painel do veículo
Conhecer os itens que aparecem no painel do veículo e ficar atento a eles também é muito importante, na medida em que é por lá que o motorista tem como se informar sobre a quantidade de gasolina que há no veículo, se alguma peça precisa de reparo e até mesmo conferir a velocidade em que está transitando.
Apesar de parecer uma dica óbvia, a verdade é que existem muitos indivíduos que ficam com o carro parado em algum lugar por falta de combustível, por exemplo, o que poderia ser evitado com uma simples conferência no painel.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a pane seca, inclusive, é infração de trânsito de categoria média e pode gerar multa no valor de R$ 130,16, 4 pontos na CNH e remoção do veículo.
Ao verificar uma luz de alerta com o desenho da bomba de combustível ligada no painel, quer dizer que o tanque está na reserva. Nesse momento, não é preciso entrar em desespero, pois ainda existem alguns litros que são capazes de fazer o carro andar, mas o indicado é procurar por um posto o quanto antes para resolver a situação.
Além disso, não é um bom hábito andar frequentemente com o tanque na reserva, pois a sujeira decantada no fundo do compartimento pode ser enviada para o motor e gerar danos ao veículo.
4. Fique atento aos pedais
Uma das grandes dúvidas entre os novos motoristas é com relação aos pedais. Um veículo com câmbio manual conta com três pedais e cada um deles tem uma função.
A embreagem, por exemplo, é o pedal da esquerda e é usada para dar a partida no veículo, não deixar o carro morrer quando está parado ou em baixa velocidade e para trocar de marcha.
Já o freio é o pedal do meio, e o seu objetivo é parar o veículo ou diminuir a sua velocidade. Ao pressioná-lo suavemente, a redução é gradual, enquanto uma maior pressão no pedal faz o carro parar em poucos segundos.
Por fim, o acelerador é responsável por fazer as rodas girarem para o carro iniciar a marcha, tanto para frente quanto para trás, a depender do local em que se encontra a alavanca do câmbio.
Há uma regra fundamental com relação aos pedais: a embreagem sempre deve ser pisada com o pé esquerdo e o acelerador e o freio com o direito, já que ambos jamais devem ser acionados ao mesmo tempo.
Os carros automáticos contam com apenas dois pedais, o acelerador e o freio, na medida em que a troca de marcha nesse tipo de veículo é automática.
5. Sinalize qualquer intenção de movimento
Em geral, durante as aulas da autoescola, os alunos aprendem de forma rigorosa a usar as setas e o pisca-alerta para sinalizar intenções de movimento como mudanças de pista, saídas e conversões.
O que muitos motoristas desconhecem é que a sinalização é exigida mesmo nos casos em que não existe outro veículo trafegando atrás, uma vez que o CTB não apresenta distinção entre haver ou não carros ou pedestres a quem sinalizar.
O motorista que não realiza a devida sinalização, como não dar seta ao trocar de faixa na via, comete uma infração grave que gera multa no valor de R$ 195,23 e o acréscimo de 5 pontos em sua CNH.
Agora que você conhece 5 dicas de como dirigir um carro pela primeira vez, lembre-se sempre de usar os itens de segurança, como o cinto, e coloque as nossas dicas em prática para garantir as melhores condições ao conduzir veículos e, consequentemente, gerar mais segurança e conforto no trânsito.
O que achou das nossas dicas? Deixe um comentário e nos conte qual delas foi mais útil para você!