Se você é motorista, já deve ter precisado resolver alguma pendência no Detran de seu estado, certo? Afinal, como se trata órgão estadual de trânsito mais importante, é normal que a maior parte das exigências de trânsito sejam resolvidas por ele.
No entanto, com a facilidade proporcionada pela internet, há a possibilidade de resolver diversas pendências diretamente pelo site do órgão, bastando ter acesso à rede. Nesse sentido, o Detran Débitos é a ferramenta ideal para realizar consultas sobre a sua situação burocrática e a de seu veículo.
Se você se interessa pelo tema e quer descobrir o que é o Detran Débitos e quais são as suas principais funcionalidades, continue a leitura deste post, que vamos apresentar os detalhes. Não perca!
O que é Detran Débitos?
Inicialmente, é preciso apontar que existem dois dos principais débitos que é possível ter em um veículo: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e as multas de trânsito.
O IPVA é um imposto que é cobrado de todos proprietários de veículos do país, e não pagá-lo torna impossível fazer o licenciamento anual do veículo. Isso configura uma irregularidade e impede a circulação do automóvel pelas vias do país.
Nesse sentido, o Detran Débitos consiste em um recurso oferecido no site do órgão de trânsito de cada estado que permite a consulta a pendências de um veículo. Essa ferramenta costuma ser muito útil em momentos em que o motorista quer se precaver e deseja conhecer as condições de um veículo, como antes de concluir uma negociação de compra de um carro.
A consulta ao Detran Débitos também pode ser importante para que o proprietário de um automóvel conheça a verdadeira situação de seu veículo. Isso porque existem casos em que o motorista tem em seu nome um processo de suspensão do direito de dirigir aberto, sem saber.
O que é possível consultar no Detran Débitos?
Além de ser possível consultar os débitos do automóvel, o motorista também tem acesso a um relatório completo com dados gerais acerca do veículo por meio do Detran Débitos. Veja quais são as informações fornecidas:
- multas;
- chassi;
- recall;
- Renavam;
- sinistros;
- tabela Fipe, entre outras.
Em geral, é possível verificar todos esses dados por meio de um relatório que é enviado ao motorista em seu endereço de e-mail.
Qual é o passo a passo para a consulta completa?
O procedimento de pesquisa no Detran Débitos costuma ser bastante simples. Basta acessar o site do órgão de trânsito do seu estado e procurar pela aba “Veículos”, “Débitos”, “Consulta”, “Multas”, “Infrações” — a nomenclatura pode variar, a depender de cada página.
Depois, insira as informações solicitadas que, em geral, são a placa do veículo e o seu Renavam. Nesse momento, já se torna possível verificar os débitos na tela de seu aparelho eletrônico.
Como se trata de procedimento que costuma ser rápido e sem dificuldades, é indicado que o condutor realize uma consulta completa aos débitos e à placa do seu veículo regularmente. Afinal, por meio dessa ferramenta, é possível obter informações relevantes sobre a situação do automóvel e evitar maiores problemas com o veículo.
Como regularizar um veículo?
Se após a consulta ao Detran Débitos você notar que o seu veículo tem pendências, e deseja regularizar a situação, você deve procurar o órgão de registro do veículo. Na maioria dos estados brasileiros, além de fazer a consulta online, também costuma ser possível acessar os boletos para pagamento dos débitos por meio do site.
Caso tenha dificuldades ou não os encontrar, também é possível se dirigir ao posto do Detran mais próximo, ou entrar em contato por telefone, a fim de obter ajuda. Além disso, para sempre realizar a regularização do documento do veículo na data correta, é fundamental ter atenção ao calendário de pagamentos do IPVA de seu estado.
As datas são divulgadas com antecedência para que o motorista possa se programar para quitar o imposto, antes de o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) perder a validade.
Quais são os riscos de não regularizar os débitos de um veículo?
Deixar de regularizar a situação de um veículo, conforme determinado pelo órgão de trânsito, pode trazer diversas consequências. Não pagar o IPVA, por exemplo, além de gerar multa no valor de R$293,47 e 7 pontos na carteira do proprietário do veículo, também pode fazer com que o motorista tenha o seu nome incluído no cadastro de dívida ativa.
Em um primeiro momento, quando há o atraso no pagamento do tributo, o proprietário do veículo recebe uma notificação pelos Correios de que o débito está em aberto. Se o prazo estipulado na notificação for ignorado, um processo para incluir o nome do devedor na dívida ativa é iniciado.
Ocorre que estar inscrito na dívida ativa não é a mesma coisa que estar com o nome dos serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Nesse caso, há a previsão de execução por não pagamento de impostos, o que quer dizer que o devedor pode ter os seus bens penhorados para que os débitos sejam pagos.
Os prejuízos não são somente esses, já que o veículo que está com o documento atrasado deve ser recolhido ao depósito do Detran, só podendo ser retirado de lá após o pagamento de todos os débitos em aberto, inclusive, o reboque e as diárias do depósito. Dessa maneira, quanto mais tempo o proprietário demora para regularizar a situação, mais cara a conta deve ficar.
Agora que você já sabe o que é o Detran Débitos e quais são as suas principais funcionalidades, lembre-se: em caso de dúvidas, buscar o auxílio de profissionais especializados é sempre a alternativa mais indicada para que os seus problemas sejam solucionados da melhor maneira.
Se durante a consulta você verificou uma multa em seu veículo com que você não concorda, você pode procurar uma empresa especializada para ingressar com um recurso de multa, a fim de tentar cancelar a penalidade.
Para contar com o auxílio dos consultores da Regularize CNH ao fazer o seu recurso de multa, entre em contato conosco!