É possível dirigir com CNH cassada?

É possível dirigir com CNH cassada?

Uma das principais dúvidas que surgem nos condutores, é se é possível dirigir com CNH cassada. Afinal, é uma situação um tanto complicada, principalmente para aqueles que atuam profissionalmente. Como taxistas. 

Pensando nisso, separamos nesse post o que você precisa saber sobre o assunto, para entender melhor as penalidades e resolver essa situação o mais rapidamente possível. 

Boa leitura! 

Quando a CNH é cassada? 

Primeiramente, a carteira de habilitação é cassada quando você comete alguma infração grave, na qual essa seja a penalidade. Vale dizer que essa é uma das mais severas do Código de Trânsito Brasileiro

Inclusive, após o período de cassação, você terá que se habilitar novamente. Em outras palavras, passar por todo o processo, como da primeira vez. 

Diante disso, as principais causas que levam a cassação do seu documento incluem: 

  • Dirigir sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas;
  • Envolvimento em acidentes graves;
  • Prática de rachas ou competições não autorizadas;
  • Utilização do veículo para a prática de crimes;
  • Acúmulo de pontos na CNH acima do limite permitido.

Quando cassam o seu documento, a ocorrência acontece juntamente de uma notificação. Aqui, mantêm-se o direito de defesa, conforme a Constituição Federal. Além disso, há o recurso administrativo. 

Em todo caso, você deve fazer a entrega do documento em algum órgão de trânsito e aguardar o cumprimento do período de cassação antes de solicitar a reabilitação. 

Dirigir com CNH cassada é possível?

Não, não é possível dirigir com a CNH cassada

A cassação da CNH é uma penalidade mais grave do que a suspensão. Isso implica na perda do direito de dirigir por um período determinado, que pode variar de acordo com a legislação de cada país ou estado.

Durante o período de cassação, o condutor não pode dirigir veículos motorizados. 

Inclusive, se você for pego/flagrado dirigindo com sua CNH cassada, cabe a aplicação de penalidades, fazendo toda a sua situação ficar ainda mais complicada (e cara). 

Na prática, as penalidades incluem: 

  • Multas: Você pode receber multas significativas por dirigir com a CNH cassada;
  • Apreensão do veículo: As autoridades podem apreender o veículo utilizado pelo condutor ;
  • Agravamento da penalidade: Podem agravar A penalidade de cassação da CNH, resultando em um período de cassação mais longo;
  • Penalidades criminais: Em alguns casos, dirigir com a CNH cassada pode resultar em acusações criminais, especialmente se o condutor tenha recebido pena anteriormente por infrações graves de trânsito;
  • Dificuldades para reabilitação: O condutor pode enfrentar dificuldades para reabilitar sua CNH no futuro, já que  considera-se uma infração grave dirigir com a CNH cassada.

Em outras palavras, você terá mais problemas, tendo que arcar com uma série de custos e prejudicando a perspectiva do que está por vir. 

Justamente por isso, é indispensável respeitar as leis de trânsito e seguir as normas vigentes, mesmo quando sofrer uma infração. Além disso, essas são maneiras efetivas de evitar problemas legais e garantir que as vias públicas sejam mais seguras. 

Fui pego dirigindo com a CNH cassada, e agora? 

Se você acabou sendo pego dirigindo com a CNH cassada, é indispensável agir de forma consciente e seguir os procedimentos legais. 

Inicialmente, avalie quais são as penalidades e, se necessário, consulte um advogado. Há situações em que é possível reduzir esses “problemas” apresentando uma defesa lógica e clara. 

Por exemplo, suponha que você esteja viajando com outra pessoa, que é o condutor atual, e este passe mal. Então, você dirige até um hospital para tentar salvar aquele indivíduo e acaba sendo parado no percurso. Claro que é uma situação incomum, mas pode acontecer. 

Simultaneamente, se houverem audiências ou julgamentos, é indispensável que você compareça. E claro, evite que aquilo aconteça novamente. 

Tenha em mente que  é necessário avaliar previamente o seu caso para seguir todas as medidas legais e evitar ficar ainda mais tempo sem dirigir

Posso dirigir com CNH cassada-Principais dúvidas?

 

Qual é o período de tempo da cassação da CNH e quando posso solicitar a reabilitação? 

O período de cassação é variável de 2 a 5 anos, conforme cada caso. 

De acordo com o motivo da cassação da sua carteira de habilitação, vão  apresentar  a você essa questão.

 

Quais são os procedimentos legais a seguir após a cassação da CNH?

Após o período de cassação, envolvendo a entrega da sua CNH e o cumprimento da penalidade, vem toda a regularização. 

Ou seja, todas as pendências devem ser anuladas, incluindo o pagamento de multas (se houver). Em seguida, vem todo o processo semelhante a primeira carteira de motorista.

Dessa forma, você irá até um órgão de trânsito para iniciar esse processo, realizando os exames, cursos e avaliações. Na dúvida, vá até uma unidade mais próxima para entender o passo-a-passo. Já que, conforme o Estado, pode variar um pouco. 

Além da cassação, é preciso  cumprir outras penalidades?

Além da “perda” da sua carteira, é possível que você tenha  que cumprir outras penalidades; isso conforme o motivo que levou a cassação. Geralmente, surgem novas penalidades quando pegam você dirigindo com a CNH cassadaEntre elas estão:  

  • Multas: Multam você por dirigir com a CNH cassada;
  • Apreensão do veículo: As autoridades podem apreender o veículo utilizado pelo condutor;
  • Proibição de dirigir: Além da cassação da CNH, podem proibir o condutor de obter uma nova habilitação por um período determinado;
  • Penalidades criminais: Em alguns casos, dirigir com a CNH cassada pode resultar em acusações criminais, especialmente se o condutor recebeu pena anteriormente por infrações graves de trânsito.

Existe a possibilidade de recorrer da cassação da CNH?

Por fim, você tem a possibilidade de recorrer a cassação da CNH, sendo este um recurso com prazo determinado conforme o que aparecer na sua notificação de cassação. 

Ou seja, se você recebeu  este documento, você tem um tempo para argumentar e apresentar documentos que contestem tal decisão. 

Na maioria das vezes, o processo é generalista, começando com a apresentação de recurso, espera da análise e decisão final. Quando negam o o primeiro recurso, você tem o direito de seguir para um recurso judicial. 

Gostou das nossas dicas? Então,  siga a gente  nas redes sociais! Estamos no Facebook,  Instagram  e YouTube!

 

Pesquisar
Close this search box.
Categorias

Mais posts

Contato

rECEBA NOSSAS NOVIDADES

Copyright Regularize CNH | CNPJ 26.260.971/0001-64 | Todos os Direitos Reservados