multa de trânsito farol vermelho

Multa de trânsito por farol vermelho: como acontece e como recorrer?

A multa de trânsito por farol vermelho é uma das mais comuns e aplicadas no Brasil, perdendo apenas para o excesso de velocidade e a não identificação do condutor infrator. Apesar de ser tão banal, esse ato pode trazer grandes riscos, não só para o motorista em questão, mas também, para as outras pessoas que estão no local.

Foi por isso que criamos este conteúdo. Falaremos sobre como funciona a multa de trânsito ao passar no farol vermelho, como ela é registrada, as consequências e se é possível ou não recorrer a esse tipo de infração. Confira e tire todas suas dúvidas!

Por que não é permitido passar no farol vermelho?

Avançar o sinal vermelho é uma infração categorizada como gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), segundo o Artigo 208. No trânsito, os semáforos auxiliam e organizam o trânsito, identificando quando é seguro passar em uma via, enquanto a outra deve esperar. Porém, não são raros os casos em que condutores seguem e ignoram a sinalização.

Essa imprudência tem diversos motivos, desde a falta de atenção no trânsito até a pressa de não querer aguardar até a liberação. Porém, esse ato pode custar muito caro, colocando não só a própria vida em risco, mas também, de pedestres e ocupantes de outros veículos que trafegam no local.

O farol amarelo é um alerta de que ele ficará vermelho logo e, assim, o condutor deve se preparar e parar o veículo. No entanto, muitas pessoas fazem o contrário, aumentando a velocidade antes que ele \”feche\”.

Quando o condutor será autuado?

O avanço do farol vermelho pode ser registrado pelas câmeras instaladas nas vias ou pelos agentes de trânsito. É importante saber que outras situações, além da mais óbvia, se caracterizam nessa infração. Por exemplo, se o condutor inicia o movimento de transpor a linha de retenção no sinal vermelho e para sobre a faixa de pedestre ou área de cruzamento, ele ainda será autuado.

Outro movimento que também é proibido é quando há um tráfego intenso de veículos e o condutor para embaixo do semáforo, estando ele verde ou amarelo, e quando muda para vermelho, ele avança. Nesse momento, há a infração.

Qual é o valor da multa e a pontuação?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, as multas são separadas em quatro estágios sucessivos: leve, média, grave e, por último, gravíssima.

Como falamos, a multa de trânsito por avanço do farol vermelho é considerada como gravíssima e tem o valor de R$293,47. Além disso, o condutor infrator também recebe sete pontos na CNH. Isso também vale para paradas obrigatórias.

Se passar no farol vermelho perde a carteira?

Algumas pessoas acreditam que avançar o sinal vermelho faz com que o condutor perca a carteira, mas isso não é verdade. Apesar do alto risco de causar um acidente, o motorista que avançar o sinal vermelho não vai perder a carteira.

O que pode acontecer é o condutor ter o documento suspenso, caso ele já tenha pontos acumulados por outras infrações e, com a soma dos sete pontos gerados pelo avanço no farol vermelho, ultrapassar o limite de 40 pontos. Nessa situação, ele terá o direito de dirigir suspenso, mas pode recorrer em cada uma das autuações.

Passar no farol amarelo também é uma infração?

Pode parecer meio óbvio, mas acredite, muita gente não sabe se passar no farol amarelo é considerado como uma infração. Essa atitude não é considerada infração.

O farol amarelo serve para alertar o condutor de que haverá a mudança em breve. Por exemplo, um motorista que está conduzindo seu veículo pela via, dentro da velocidade recomendada, avista o sinal mudar de verde para amarelo e tem tempo suficiente para frear de forma segura, parando o veículo.

No entanto, não é recomendado frear de forma imediata, assim que o semáforo mudar de verde para amarelo, pois isso pode ocasionar uma colisão. Entenda que o farol amarelo serve de alerta.

Como evitar a multa por passar no farol vermelho?

Há maneiras interessantes para evitar passar no farol vermelho. É importante ressaltar que não estamos falando só da multa e dos pontos na carteira, mas também, do risco que essa infração pode carregar. Veja, a seguir, algumas dicas valiosas para evitar essa situação.

Siga sempre a velocidade recomendada para a via

A nossa primeira dica é sempre seguir a velocidade recomendada da via. Isso porque, se você estiver trafegando acima do recomendado, além de se colocar em uma situação perigosa, que pode sofrer outras autuações, fica mais difícil parar o veículo se o farol estiver vermelho.

Não acelere no farol amarelo

Um erro muito comum, que ocasiona multa de trânsito no farol vermelho, é acelerar quando ele está amarelo. Isso acontece por pura pressa dos condutores.

Ao ver a mudança para o amarelo, em vez de iniciar a frenagem, o condutor acelera para tentar passar. Pode ser que consiga, mas há um grande risco de mudar para o sinal vermelho antes da passagem, gerando a infração.

Tenha muita atenção com a sinalização

Nossa terceira dica é em relação à sinalização. Preste muita atenção em todos os tipos de sinalização para conduzir o veículo dentro das normas e evitar qualquer tipo de infração.

É possível recorrer a uma multa de trânsito no farol vermelho?

Caso você tenha recebido uma autuação de trânsito por avanço de semáforo vermelho, é possível recorrer. Para isso, é interessante conhecer bem o processo e contar com a ajuda de uma equipe profissional e experiente.

Não há um padrão nos recursos de multa de trânsito por avanço no farol vermelho, justamente, porque é fundamental apresentar um recurso bem fundamentado. Para isso, cada caso deve ser analisado em suas características.

Por exemplo, um condutor autuado pode se defender relatando que o tempo do sinal amarelo foi insuficiente para que ele conseguisse reduzir a velocidade do veículo, mesmo estando na velocidade recomendada da via. Outra situação de recurso que pode ser utilizada é o horário da autuação, uma vez que há perigo em parar em certas vias na madrugada.

É claro que esses são só exemplos do que pode ser utilizado na criação dos recursos, e cada caso terá determinada ação. Por isso, é bom contar com ajuda profissional e evitar multas e os pontos na carteira.

Se você recebeu uma autuação de multa de trânsito por farol vermelho, entre agora em contato com nossa equipe e vamos ajudar!

Pesquisar
Close this search box.
Categorias

Mais posts

Contato

rECEBA NOSSAS NOVIDADES

Copyright Regularize CNH | CNPJ 26.260.971/0001-64 | Todos os Direitos Reservados