Renovação de CNH profissional: passo-a-passo para ter a sua

Renovação de CNH profissional: passo-a-passo para ter a sua

A renovação de CNH profissional é indispensável para garantir a estabilidade no seu trabalho, já que muitos se esquecem de conferir a data de vencimento. Como resultado, precisam correr para conseguir realizar todo o processo. 

Neste cenário, vale dizer que existem alguns passos básicos e práticos, comuns a todos os condutores, e outros passos específicos. Além disso, sempre confira a legislação do seu Estado, como as taxas, que acabam por variar. 

Entretanto, de forma geral, o processo é o mesmo e, pensando nisso, separamos um passo-a-passo, confira! 

Como funciona a renovação de CNH profissional 

A renovação de CNH é destinada a todos os condutores, de categoria profissional ou não. 

No último ano, ocorreram algumas mudanças em relação a validade. Com isso, agora o prazo é maior para aqueles que já estão com novo documento. Em todo caso, você vai fazer isso algumas vezes. 

1# Data de validade 

Conferir a data de validade é essencial para ficar de olho nos prazos, principalmente por ser necessário agendar a renovação. 

Dessa forma, pegue o seu documento e, na parte inferior, observe a caixa com a data de validade. Na regra, após a data de vencimento, você tem 30 dias para renovar, antes de perder o documento. 

Porém, a nossa recomendação é fazer isso antecipadamente, já que alguns órgãos de trânsito demoram para liberar agenda ou tem horários escassos. Inclusive, alguns condutores precisam se deslocar para uma cidade mais próxima ou, se trabalham viajando, organizar como isso será feito. 

Suponha que a sua CNH vá vencer no dia 20/04/2024, o ideal é que em janeiro, você já verifique as opções de horários e agende o seu atendimento. 

2# Agendando a renovação de CNH profissional 

O agendamento é feito, geralmente, online, por meio do Detran ou de órgãos competentes presentes no seu Estado, como o PoupaTempo. 

Assim, acesse o site oficial, faça o seu cadastro se for o primeiro acesso ou informe seus dados de login. Em seguida, vá na aba de “renovação” e preencha com os dados. 

Na maioria das vezes, você precisa escolher o seu Estado, cidade e então é direcionado para os horários e dias disponíveis.

Se preferir, vá até uma unidade na sua cidade para realizar o agendamento. 

3# Compareça ao seu agendamento 

Agora, basta comparar no dia e horário marcado na unidade para fazer a renovação de CNH profissional.  O ideal é sempre chegar uns 15 minutos com antecedência. 

Nas unidades do PoupaTempo, é comum que você realize tudo em um mesmo local, como exames médicos e psicotécnicos. Essa questão varia conforme o tipo de CNH que você possui. Porém, no geral, é bem simples, já que você é direcionado para os setores responsáveis. 

Em seguida, você realiza o pagamento das taxas e aguarda a emissão da nova CNH. 

Além disso, pode ser necessário tirar uma nova foto, bem como registrar a biometria.      

Outras questões 

                     

Renovação de CNH profissional: cursos e exames necessários 

Dependendo da sua categoria de habilitação, é necessário realizar o Curso de Atualização e a Realização do Exame Toxicológico.

O curso é popularmente chamado de “reciclagem” e envolve medidas gerais de direção, mudanças e assim por diante. Já o Toxicológico é para motoristas de caminhões e ônibus, sendo necessário se dirigir até um laboratório credenciado. 

Esse exame tem uma validade de 2 anos e 6 meses para as categorias C, D e E, para condutores com menos de 70 anos. 

Enfim, depois, basta aguardar a chegada da sua carteira de habilitação diretamente na sua residência ou retirar na unidade. 

Lembre-se de que as informações podem variar conforme a legislação estadual, por isso, é fundamental consultar o Detran do seu estado para obter orientações precisas sobre a renovação da CNH profissional.

Qual a validade das novas habilitações? 

Com as mudanças nas regras, as CNHs passaram a ter um prazo de validade superior. Se antes o prazo era de três anos para todos os casos, hoje temos que: 

  • CNH provisória: 12 meses 
  • Pessoas até 49 anos: 10 anos 
  • Motoristas entre 50 anos e 69 anos: 5 anos 
  • Condutores com 70 anos ou mais: 3 anos 

Minha CNH venceu, e agora? 

Se você esqueceu do prazo e a sua CNH venceu, o primeiro passo é agendar o quanto antes um horário de renovação. Lembrando que, após a data na habilitação, você ainda tem um prazo de 30 dias. 

Simultaneamente, você deverá pagar uma multa e terá 7 pontos no documento. Para aqueles que atuam com transporte remunerado, peça o EAR.  

Estou com problemas no agendamento, o que fazer? 

Geralmente, quando o agendamento online não funciona, a recomendação é ir até uma unidade competente dos órgãos de trânsito. 

Antes disso, tente acessar por outro navegador, já que algumas plataformas têm apresentado erros no carregamento. 

Na dúvida, vá até a unidade e tire as suas dúvidas, para evitar que a sua CNH vença.  

Posso fazer o agendamento do exame médico no Portal Detran? 

Nas unidades do PoupaTempo, você consegue realizar alguns exames e já pagar as taxas, o que facilitar bastante a vida do condutor. 

Já em outras unidades, é preciso agendar previamente em clínicas credenciadas pelo Detran, tudo disponível no portal para você. Se for até uma unidade, pergunte a um atendente.  

Meu Exame Toxicológico deu positivo, mas está errado. O que fazer? 

Por fim, se o seu Exame Toxicológico der positivo (e o resultado estiver errado), você deve procurar uma segunda unidade de teste o quanto antes. Já que pode ser demitido por justa causa. 

Neste caso, apresente um recurso junto ao Detran para a reavaliação. Geralmente, isso evita uma perda maior e até a questão da sua moral ser prejudicada no mercado. 

Também já existem casos de condutores que processaram laboratórios por erros na avaliação. 

Quer saber mais ou acompanhar todas as novidades sobre direção, ter as melhores dicas e curiosidades? Então,  siga a gente  nas redes sociais! Estamos no Facebook,  Instagram  e YouTube!

 

Pesquisar
Close this search box.
Categorias

Mais posts