Bafômetro: curiosidades e cuidados que você deve ter

Bafômetro: curiosidades e cuidados que você deve ter

Bafômetro: curiosidades e cuidados que você deve ter: As curiosidades do bafômetro incluem uma série de informações que não são devidamente divulgadas por aí. Como resultado, há cuidados importantes que podem garantir a sua segurança, bem como dos demais.

Dessa forma, separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e alguns mitos que podem fazer uma grande confusão. Confira!

1- Lei Seca e Lei do Bafômetro

A lei seca está em vigor tem alguns anos e prevê penalidades diante de qualquer consumo de bebida alcóolica e direção. Entretanto, existe o limite de tolerância, referente a margem de erro que o aparelho pode apresentar.

Então, essa medida é de 0,04 mg/L. Logo, se for de zero a esse número, considera-se que o resultado foi zero. Em alguns casos, o agende de trânsito pode pedir para você aguardar alguns minutos e repetir o teste.

Ao mesmo tempo, conforme a numeração, a infração pode mudar. Mas isso envolve uma série de outras questões, como reincidência do condutor, bem como a situação.

Então, se ficar entre 0,05 mg/L a 0,33 mg/L é uma infração gravíssima. Mas igual ou superior a 0,34 mg/L, é considerado crime de trânsito. Nesses casos, há o julgamento.

Na prática, essas leis dizem que você não pode beber e dirigir. Se ocorrer, cabe suspensão/cassação da habilitação, multa e demais penalidades.

2- Fui pego no bafômetro, quanto tempo fico sem a carteira?

A regra é clara quanto a dirigir alcoolizado: é proibido.

Neste aspecto, essa infração de trânsito é considerada autossuspensiva. Isso significa ser uma multa gravíssima, somando 7 pontos na habilitação e fator multiplicador.

Então, o que vemos acontecer é que, ao ser pego no bafômetro, automaticamente a sua carteira é suspensa por 12 meses e, em casos de reincidência, por 2 anos. Além disso, você deverá arcar com o valor da multa, em torno de R$ 3 mil e possível apreensão do veículo.

Caso você se recuse a fazer o teste, ainda terá que arcar com a multa. Já que é considerado como se tivesse uma porcentagem acima do permitido.  E você também perde a CNH.

A principal diferença na recusa é que cabe recurso, sendo um direito constitucional. Neste caso, você deve provar que não havia ingerido nenhuma bebida alcoólica.

3- Quanto tempo demora para o álcool sair do organismo?

Não existe um período exato para que o álcool saia completamente do organismo. Além disso, dependendo da quantidade e tipo de bebida ingerida, esse prazo é alterado.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a média é de 12 horas, para não constar no bafômetro. Quando ingerido em quantidades baixas, de baixo teor alcoólico, 90% do álcool é eliminado em duas horas.

Entretanto, como não existem garantias, o ideal é sempre evitar.

4- Curiosidades do bafômetro: cerveja zero álcool também aparece no teste?

Depende.

Mesmo que a cerveja não tenha álcool, já outros agentes que podem reagir no teste. O mesmo vale para um grande consumo de vinagre.

Nesses casos, é preciso ter algum cuidado e evitar a ingestão excessiva, já que pode acabar apresentando um número elevado.

Dessa forma, o ideal é esperar algumas horas antes de dirigir, optar por bebidas abaixo de 5% de teor alcoólico, bem como consumir com moderação.

Inclusive, há doces preparados com licor que podem ser pegos no teste. Ainda que as chances sejam baixas, dependendo da quantidade de bombom (e de licor em cada um) e do peso do indivíduo, ao ser parado numa blits o bafômetro pode dar positivo.

5- Como funcionam os apps de motorista consciente

Os aplicativos voltados para identificar o teor alcoólico no organismo, chamados de motoristas conscientes, são opções interessantes para evitar ser pego no teste.

Então, entre as curiosidades do bafômetro está o funcionamento dessas tecnologias.

Na prática, esses apps se baseiam em informações pessoais, como peso e sexo. Mas também na bebida que está ingerindo, quantidade e o horário no qual começou beber.

Dessa maneira, o app calcula o tempo médio em que o álcool deveria ter saído do seu organismo. Entretanto, não tem caráter técnico ou legal. Sendo assim, não substitui outros testes.

Ainda assim, é uma opção interessante para ter um pouco mais de controle.

6- Outros sinais na autuação

Além do resultado do bafômetro, é bastante comum que os agentes de trânsito apontem outros sinais. Estes são considerados como tendo potencial para alcoolismo ou serem um risco ao volante.

Dentre eles estão a agressividade, sonolência, odor de álcool, olhos vermelhos, problemas no equilíbrio, fala enrolada e falta de memória. Como a dificuldade em responder as questões.

Inclusive, quando há uma recusa em fazer o teste do bafômetro, são esses sinais que aparecem nos laudos e julgamentos. Já que são usados como forma de comprovar que, provavelmente, o condutor havia ingerido álcool ou outra substância.

Ao mesmo tempo, é comum que o condutor reúna testemunhas que falem sobre a não existência desses sinais. A tentativa é de provar a sobriedade.

7# Curiosidades do bafômetro: não existem formas de acelerar o processo

Um dos mitos que circulam é de que existem substâncias capazes de acelerar a metabolização. Algo como eliminar mais rapidamente o álcool no organismo.

Entre os mais populares estão o vinagre, chocolate e até vitaminas.

Acredite, nada reflete funciona. Geralmente, o que muda é a sensação pessoal, por aumentar a glicose no sangue, mas isso não elimina o álcool.

Da mesma maneira, existem casos em que a situação pode ficar ainda pior. O vinagre de álcool, por exemplo, eleva a quantidade por mililitros.

Ao mesmo tempo, os medicamentos, como vitaminas e Matadoxil, promovem acelerar a metabolização no fígado. Entretanto, a substância continua presente na corrente sanguínea.

Logo, no teste do bafômetro, isso não fará diferença.

Por fim, vale destacar que dirigir alcoolizado é crime e, se identificada atitudes (como cambalear e problemas motores), cabe a prisão, além das outras penalidades. Já que o condutor representa um risco para os demais.

 

 

 

 

Pesquisar
Close this search box.
Categorias

Mais posts

Contato

rECEBA NOSSAS NOVIDADES

Copyright Regularize CNH | CNPJ 26.260.971/0001-64 | Todos os Direitos Reservados